Se você confunde este sintoma com má digestão, cuidado: pode ser o sinal silencioso do câncer de pâncreas

O câncer de pâncreas é um dos mais desafiadores da oncologia. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados mais de 10 mil novos casos por ano no Brasil, e a doença tem uma característica que a torna particularmente preocupante: na maioria das vezes, é diagnosticada em estágios avançados.

O pâncreas é um órgão discreto, localizado profundamente no abdômen, atrás do estômago. Por estar “escondido”, quando algo vai mal por ali, os sinais podem ser sutis no começo. Mas existem alguns alertas importantes que seu corpo pode dar e que merecem atenção médica. Vou compartilhar com vocês os cinco principais sinais dessa doença.

Dor persistente nas costas e no abdômen
Uma dor incômoda na região lombar ou na parte superior do abdômen, que não melhora com analgésicos comuns, pode ser um sinal de alerta. Muitas pessoas inicialmente atribuem esse desconforto a problemas musculares ou má postura, mas a dor causada por tumores pancreáticos tem características específicas.

Ela tende a piorar quando a pessoa se deita e melhora ao inclinar o corpo para frente. Isso acontece porque o tumor pode pressionar os nervos da região, causando esse padrão característico de dor. Se você tem uma dor persistente que segue esse padrão, procure avaliação médica.

Com informações do Terra

>> Participe do canal oficial do Projeto AMIGOS no WhatsApp. Compartilhamos testemunhos, notícias, reflexões, pedidos de oração e apoio a pacientes com câncer.


Descubra mais sobre Projeto AMIGOS - 17 anos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *