Cheiros estranhos levaram Fiona Charles ao diagnóstico de câncer no cérebro

Fiona Charles, 61 anos, professora aposentada no Reino Unido, começou a sentir cheiros muito fortes e estranhos, como de comida queimada, sem nenhuma explicação. Esses “cheiros fantasmas”, como são chamados, surgiram no verão de 2024 e vieram acompanhados de calor súbito e batimentos cardíacos acelerados. Ela acreditou que poderia estar sofrendo um AVC e procurou um clínico geral, mas foi informada de que os sintomas não eram preocupantes.

Com o tempo, além dos odores estranhos, passou a sentir dores de cabeça intensas e decidiu buscar uma segunda opinião. Em outubro, realizou uma ressonância magnética particular que revelou um diagnóstico grave: glioblastoma, um câncer cerebral extremamente agressivo e de rápido crescimento. De difícil tratamento, afeta cerca de 1 a cada 100 mil pessoas no mundo. Apenas 25% dos pacientes sobrevivem mais de um ano após o diagnóstico, e só 5% vivem mais de cinco anos.

Mesmo com o prognóstico reservado, Fiona iniciou imediatamente o tratamento padrão com radioterapia e quimioterapia. A cirurgia não foi possível devido à localização do tumor. Apesar de responder bem ao tratamento no início, sofreu efeitos colaterais severos, como fadiga extrema, perda de peso e apetite. Ainda assim, decidiu manter o ânimo e retomar aos poucos as atividades que gosta, como cozinhar.

Seu filho, Jonny Charles, passou a cuidar dela e a divulgar os desafios enfrentados por pacientes com tumores cerebrais, com o objetivo de arrecadar fundos para pesquisa e tratamento.

O câncer no cérebro apresenta sintomas que podem ser confundidos com AVC: dor de cabeça persistente, náuseas, convulsões, alterações visuais, perda de memória, mudanças de comportamento e fraqueza em um lado do corpo.

Com informações da NSC Total; resumo adaptado por Projeto AMIGOS


Descubra mais sobre Projeto AMIGOS - 17 anos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *