Comer tomate todos os dias: entenda os benefícios e até que ponto é recomendável comer

Você já parou para pensar no quanto o tomate aparece no seu prato? Seja em uma salada, no molho do macarrão, no sanduíche ou no preparo de uma infinidade de pratos, esse fruto está sempre presente na nossa alimentação.

Além de versátil e saboroso, ele carrega uma lista enorme de nutrientes que fazem bem ao corpo. Mas será que comer tomate todos os dias faz bem à saúde ou esse hábito pode trazer algum prejuízo? Vamos te explicar melhor a seguir!

Benefícios de comer tomate diariamente

Por ser um vegetal, é de se esperar que o tomate seja um alimento saudável – e ele é mesmo! Além de ser rico em água e fibras, esse fruto também é uma excelente fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes que fazem uma grande diferença na nossa saúde.

Muito abundante no tomate, o licopeno, por exemplo, é um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Junto com a vitamina C, que é outro nutriente bastante presente no fruto, ele ainda contribui para proteger a pele contra os danos causados pelo sol e até melhora a produção de colágeno. E os benefícios desse alimento não param por aí!

alto teor de água e fibras do tomate também favorece a digestão, colabora para o funcionamento do intestino e, claro, contribui para uma boa hidratação do organismo. Isso sem contar que ele ajuda na sensação de saciedade e tem poucas calorias, sendo perfeito para quem precisa controlar o consumo diário de calorias.

Sendo um alimento natural com tantos pontos positivos, está liberado então comer tomate todos os dias e em qualquer quantidade? Bom, a resposta é mais ou menos. Mas antes de sair cortando o tomate da dieta (o que não é necessário), você precisa entender alguns pontos sobre o consumo frequente desse fruto.

Afinal, tem algum malefício em comer tomate todos os dias?

Mesmo oferecendo diversos benefícios à saúde, o consumo exagerado de tomate pode, sim, trazer alguns inconvenientes para o nosso bem-estar. Por ser um alimento naturalmente ácido, ele pode piorar quadros de refluxo e azia em pessoas sensíveis.

Além disso, o tomate também é um alimento bastante exposto a agrotóxicos durante seu cultivo, que podem trazer complicações à nossa saúde no longo prazo. Por isso, o ideal é dar preferência aos tomates orgânicos ou lavar muito bem o fruto antes do consumo.

Diante dessas informações, você pode estar se perguntando: existe uma quantidade ideal de tomate que podemos comer diariamente? E a resposta é: sim! A recomendação geral dos nutricionistas é de 1 a 2 tomates médios por dia (ou o equivalente a uma xícara de tomate picado). Assim, você já garante uma boa dose de licopeno, vitaminas e minerais, sem exageros.

Agora você já sabe: comer tomate todos os dias pode ser um ótimo hábito para a saúde, desde que seja feito com equilíbrio. O segredo está na moderação e, claro, em combiná-lo com uma alimentação balanceada.

Fonte: Tudo Gostoso


Descubra mais sobre Projeto AMIGOS - 16 anos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *