Não é raro que crianças tenham dificuldades para ir ao banheiro. Se acostumar com a fralda e com o penico na primeira infância pode ser difícil, mas a família de Gaspard Ronsseray, de 3 anos, começou a desconfiar que a prisão de ventre dolorosa que o menino sentia não era comum. Na realidade, a constipação intestinal foi sintoma de um câncer raro e grave.
A família, que mora em Hammersmith, Londres, percebeu os sintomas de Gaspard em 2018. Além da prisão de ventre, o garoto começou a reclamar de dores em uma das pernas. O médico clínico prescreveu medicamentos para constipação, mas o tratamento não surtiu efeito.
Com o passar dos dias, Gaspard ficou pálido, perdeu o apetite, deixou de brincar e demonstrava cansaço constante. Enquanto aguardavam o resultado de um exame, os pais notaram que o abdômen do filho estava muito inchado e o levaram às pressas ao hospital. Foi quando veio o diagnóstico foi de rabdomiossarcoma, um câncer considerado raro.
Tamanho do tumor
As varreduras revelaram um tumor de 12 centímetros entre a próstata e a bexiga e uma biópsia confirmou o diagnóstico de rabdomiossarcoma em estágio três, um tipo raro de câncer que pode atingir qualquer tecido mole no corpo, sendo mais comum em crianças.
Iniciou-se uma rotina pesada de tratamento para a família. “Eram cinco dias seguidos de quimioterapia forte, duas semanas de pausa e outro ciclo. Meu filho ficou internado por meses. Ele perdeu 25% do peso porque não comia. Também não andava, fazia fisioterapia diária e o tumor pressionava o nervo ciático”, conta Caroline à página do hospital.
De março a maio de 2019, Gaspard passou três meses na Flórida, nos Estados Unidos, onde recebeu radioterapia por feixe de prótons, uma terapia avançada para diminuir o tamanho do tumor. Em março, o câncer havia reduzido para cerca de sete centímetros e, em julho, estava entre dois e três, até que desapareceu.
Em maio de 2024, Gaspard comemorou cinco anos sem sinais de câncer em seu organismo. O risco desse tipo de câncer voltar é mínimo.
Fonte: Metrópoles
Descubra mais sobre Projeto AMIGOS - 16 anos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
