A história de fé e superação de Miguel Veronese Saraiva

Aos 8 anos, Miguel Veronese Saraiva começou a apresentar os primeiros sintomas da doença.

Em março de 2023, ele sentiu uma forte dor e queimação na mandíbula, do lado direito. Foi levado ao especialista em bucomaxilofacial, que solicitou uma radiografia panorâmica. O exame revelou uma fratura no dente 47, mas que estava calcificando corretamente. A dor passou, sua boca voltou a abrir normalmente e tudo parecia resolvido.

No entanto, em setembro do mesmo ano, a dor retornou. Sua ortodontista pediu uma nova radiografia, que identificou um cisto nos dentes 45, 46 e 47. Ele foi encaminhado a uma especialista em bucomaxilofacial pediátrica, que realizou uma biópsia. O resultado indicou malignidade, mas o tipo de tumor ainda não estava definido.

Diante dessa incerteza, nos agarramos à promessa: “Seja forte e corajoso” (Josué 1:9). Miguel foi encaminhado ao Hospital do Câncer Uopeccan, em Cascavel (PR), sua cidade natal. Seu rosto já estava muito inchado, e foi solicitada uma imunohistoquímica.

Em dezembro de 2023, ele completou 9 anos e, no dia 4 de janeiro de 2024, recebemos o diagnóstico: Sarcoma de Ewing na mandíbula e partes moles. A boa notícia era que os exames não indicavam metástase. Na semana seguinte, ele iniciou as sessões de quimioterapia.

Com a graça de Deus, Miguel sempre reagiu bem ao tratamento. Quando sua imunidade permitia e as médicas liberavam, ele ia à escola. Após sete ciclos de quimioterapia, novos exames mostraram que o tumor havia desaparecido. No entanto, para garantir sua cura, ele precisou passar por uma cirurgia extremamente complexa, que durou 11 horas.

Os médicos removeram sua mandíbula do lado direito e realizaram um enxerto com fíbula da perna esquerda. Miguel foi a primeira criança no Paraná a passar por esse tipo de cirurgia!

Nos lembramos da Palavra: “Em tudo, dai graças” (1 Tessalonicenses 5:18). Sua recuperação foi surpreendente, a cirurgia foi um sucesso e, para a honra e glória de Deus, a biópsia do osso retirado não indicou mais câncer. Miguel estava em remissão para a medicina e curado para nós!

Após a cirurgia, ele fez mais sete ciclos de quimioterapia e continuou respondendo muito bem. Hoje, ele segue em manutenção e acompanhamento, vivendo sua infância com alegria: vai à escola, brinca na rua com os amigos e se dedica ao futsal, sonhando em ser um jogador ainda melhor que Messi!

Atualmente, com 10 anos, Miguel está no 6º ano do Ensino Fundamental, cheio de vida e saúde. Somos imensamente gratos a Deus e a todos que nos sustentaram em oração. Cremos na cura!

Testemunho compartilhado por Jossimara Veronese, mãe de Miguel.

Veja outros em nosso Instagram. 💚🎗️


Descubra mais sobre Projeto AMIGOS - 16 anos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *