Golpistas estão utilizando fotos da menina Yara Rohsner, de 6 anos, que está lutando contra neuroblastoma, um tipo de câncer raro, para criar vaquinhas falsas e arrecadar dinheiro de maneira ilícita por meio da internet. Ainda não há informações de quanto dinheiro os criminosos conseguiram arrecadar até agora.
Yara emocionou a internet ao dançar “Let It Go”, da Frozen, quando ficou curada de um câncer grave ao ter alta do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar, em Brasília. Entretanto, o câncer retornou, e ela está em um novo tratamento.
A mãe de Yara,Jéssica Rohsner, disse que ficou sabendo do golpe por meio de seguidores, que avisaram da situação. “Eles avisaram que mudaram o perfil, falando que se trata de ‘Helena’.”
No texto, o usuário narra que a “pequena Helena” passou por muitas situações e venceu. Mas, que terá que fazer uma cirurgia fora do país para retirar “um tumor inoperável no Brasil, uma massa de 10 cm”. Entretanto, todas as informações são falsas.
“Me doeu muito porque a pessoa que postou isso não tem noção de quanto foi difícil passar por cada situação. A gente posta esses vídeos, mas é com muita dó no coração, não queria expor a minha filha assim”, descreve.
Durante o tratamento, a pequena Yara chegou a viajar para os Estados Unidos para buscar médicos especializados. Ela foi curada, entretanto, havia a possibilidade da doença retornar, e foi o que aconteceu.
Com o reaparecimento da doença, a família recorreu a ajuda de pessoas solidárias com a vaquinha na internet. Mas, não contavam que seriam vítimas de um golpe.
A família diz que o post do golpista possui milhares de visualizações e pessoas que possivelmente foram enganadas. Além disso, também acredita que muitas realizaram o pagamento para o criminoso.
Diante da situação, a mãe de Yara foi até a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) do Espírito Santo para realizar um boletim de ocorrência.
Além disso, o perfil já foi denunciado. Agora, a família da menina deseja descobrir qual é a identidade da pessoa que se aproveitou da doença de uma criança para conseguir obter dinheiro de forma ilícita.
Fonte: Folha Vitória
Descubra mais sobre Projeto AMIGOS - 16 anos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
