Edney Rodrigues, 49 anos e Joylena Rodrigues, 44, de Fortaleza (CE), estão casados há 19 anos e juntos superaram o linfoma não Hodgkin e câncer de mama. O Projeto AMIGOS conversou com Joylena e ela compartilhou conosco a sua história de vida.

“Nossa batalha começou em 2009 com Edney com um tumor visível no braço esquerdo. Ele terminou o tratamento apenas radioterapia. Em 2016, a doença retornou, mas desta vez no braço direito e axila. Edney fez quimioterapia e transplante de medula óssea autólogo (aquele no qual as células precursoras da medula óssea provêm do próprio indivíduo transplantado).
Mesmo com 95% de não acontecer uma recidiva, Edney enfrentou novamente a doença 5 anos depois do transplante. O linfoma apareceu na perna direita.

Em plena pandemia de Covid19 em 2020, meu marido estava pela terceira vez no tratamento do câncer. Esgotado devido a outros problemas de saúde como pressão alta, insuficiência renal e uma catarata causada por uma atrofia no nervo óptico esquerdo, meu marido dependeu totalmente dos meus cuidados. Depois da quimioterapia e outro transplante, os médicos informaram que o câncer de Edney era cíclico (podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere-se e dê origem a um tumor visível), mas até o momento, meu marido encontra-se estável. O tratamento e o transplante de Edney aconteceram respectivamente nos hospitais Unimed, São Carlos e Walter Cantídio pelo SUS.

Ainda em 2022, quando buscamos nos recuperar emocionalmente com tudo na luta contra o linfoma, eu recebi o diagnóstico de câncer na mama esquerda. Fiz mastectomia unilateral e também a quimioterapia. Não precisei fazer radioterapia, mas continuo na hormonioterapia que tem duração de 5 anos.

Mas a minha história não acabou aqui. Durante o tratamento tive Covid19 e fibromialgia tornando todo o tratamento muito doloroso. Atualmente sou acompanhada por uma equipe multidisciplinar com oncologista, mastologista, cirurgião plástico, reumatologista, ortopedista, psiquiatra, psicóloga, fisioterapeuta (fortalecimento muscular) nutricionista, endocrinologista e oftalmologista, pois tenho glaucoma desde os 20 anos e atualmente sou deficiente visual monocular, pois perdi a visão do olho direito. Já a fibromialgia é uma doença que não tem cura, por isso, preciso diariamente desses profissionais para tentar conviver com essa condição e adquirir alguma qualidade de vida.

Hoje estamos nos cuidando e gratos a Deus, aos familiares, amigos e todas as pessoas que direta ou indiretamente nos ajudaram a chegar até aqui.
Edney e eu estamos ainda mais unidos, vivendo um amor lindo com admiração, respeito e muita reciprocidade. Infelizmente não conseguimos ver nossos filhos nascerem, pois nos intervalos da luta contra o câncer, perdemos dois filhos ainda no ventre e hoje não podemos mais gerar um bebê, porém, somos gratos pelo que já conquistamos.
Continuaremos firmes e fortes de mãos dadas buscando a felicidade a cada amanhecer”.
Gostou desse testemunho? Comente e compartilhe em suas redes sociais!
Descubra mais sobre Projeto AMIGOS - 17 anos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Que exemplo de superação!
Meu Deus como vc é bom e tem sustentado esse casal dando força para superar cada desafio!
CurtirCurtir
Verdade. Muita luta, mas também muita gratidão e resiliência. Abraços. Deus nos abençoe sempre…
CurtirCurtir
que Deus os fortaleça, fé e coragem ,amor.
CurtirCurtir
Amém. Obrigada. Abraços
CurtirCurtir
Isso só prova a presença de Deus nos corações de vocês. Maravilhosos , prestativos , resilientes , muita Fé etc e a vida toda pela frente com com muito amor e carinho. Bjusss
CurtirCurtir
Amém Glória a Deus. Obg. Abraço
CurtirCurtir
Amém. Obrigada. Abraço
CurtirCurtir