José Ribamar terminou o tratamento do Leucemia Linfoblástica Aguda da célula B

Meu nome é Manhara Ivone, moro em Salgueiro (PE), sou mãe do José Ribamar, de 11 anos e vou compartilhar um pouco de nossa história.

Ribamar sempre foi uma criança esperta e cheia de energia, mas em agosto de 2019, ele começou a ter picos de febre uma vez por dia sempre à tarde. Levamos ele para o hospital aqui na cidade de Salgueiro (PE). Meu filho ficou internado e fez alguns exames onde o hemograma apresentou alterações e ele precisou de sangue. No primeiro diagnóstico, os médicos me informaram que era Calazar (leishmaniose visceral que afeta os órgãos das vísceras, como o baço e o fígado, além da medula óssea), mas não fecharam o diagnóstico. Fomos então encaminhados para o IMIP em Recife.

No IMIP, Ribamar foi submetido a mais exames e em seguida o diagnóstico: Leucemia Linfoblástica Aguda da célula B (LLA B). Ele ficou internado na UTI e começou o tratamento da doença. No começo, Ribamar foi dado como mau respondedor do tratamento, pois sua medula não estava limpando como se esperava. Por isso, meus outros filhos foram chamados para fazer o teste de compatibilidade, que para glória de Deus, a sua irmã mais nova era 100% compatível.

Depois de um ano de tratamento e ainda sem o resultado esperado, os médicos acharam melhor encaminhar meu filho para o transplante, já que ele tinha um doador. Mas para fazer o transplante, Ribamar precisou fazer um ciclo de quimioterapia com Blinatumomabe para limpar sua medula por completo. Esse remédio tem alto custo e não possui cobertura do SUS, entramos na justiça e ganhamos a medicação.

Ribamar fez 33 dias de Blinatumomabe no IMIP e depois foi encaminhado para o Real Hospital Português. No dia 5 de outubro de 2020, meu filho recebeu sua nova medula e em 13 dias houve a “pega” (quando a medula já está instalada e funcionando). Ribamar está curado da leucemia há mais de 3 anos, graças a Deus.

Atualmente José Ribamar está com 11 anos e faz acompanhamento a cada 6 meses.

A imagem em destaque é da Freepik

Gostou dessa publicação? Comente e compartilhe em suas redes sociais!


Descubra mais sobre Projeto AMIGOS - 16 anos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *