O hábito de beber leite todos os dias pode oferecer proteção contra o câncer de intestino, o terceiro tipo de tumor mais comum no mundo.
Isso é o que diz um estudo publicado na revista Nature Communications. O estudo focou nos benefícios do leite, rico em cálcio.
Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal do WhatsApp
Como o leite pode ajudar na prevenção de câncer de intestino?
Segundo a pesquisa, o consumo de cerca de meio litro de leite por dia, o equivalente a 300 mg, pode diminuir em 17% a chance de desenvolver esse tipo de tumor.
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 500 mil mulheres durante 16 anos para explorar a ligação entre alimentação e câncer colorretal.
No final, a descoberta foi que alimentos ricos em cálcio, como leite e iogurte, têm um papel protetor. Isso também vale para fontes não lácteas de cálcio, como vegetais de folhas verdes escuras.
“Este é o estudo mais abrangente já realizado sobre a relação entre dieta e câncer de intestino, e destaca o potencial papel protetor do cálcio no desenvolvimento desta doença”, destacou a pesquisadora Keren Papier, da Universidade de Oxford e autora principal do estudo.
Importância do cálcio
O efeito do cálcio pode estar relacionado à sua capacidade de se ligar a ácidos biliares e ácidos graxos livres, formando uma substância semelhante a um “sabão” inofensivo que impede o dano à parede intestinal. Isso facilita a eliminação desses compostos do organismo, reduzindo o risco de que provoquem danos. Ou seja, o cálcio pode atuar ajudando a limpar o intestino.
Apesar dessas descobertas, a pesquisadora ressalta que ainda são necessários mais estudos sobre o efeito de suplementos de cálcio e alimentos fortificados na prevenção do câncer.
Enquanto isso, manter uma alimentação balanceada é fundamental para reduzir os riscos de câncer, moderando no consumo de carne vermelha, ultraprocessados e embutidos, e evitando bebidas alcoólicas.
Com informações da Catraca Livre
Descubra mais sobre Projeto AMIGOS - 16 anos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
