Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) recebeu um investimento de R$ 13,2 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), destinado à criação do Centro Integrado de Pesquisa Clínica e Translacional em Oncologia. Esse aporte representa um avanço significativo para a produção científica e o desenvolvimento de novas terapias no estado.
Inicialmente, serão liberados R$ 9,3 milhões por meio do programa Pró-infra Centros Temáticos – FINEP, iniciativa voltada para a recuperação e expansão da infraestrutura de pesquisa no Brasil. O projeto prevê a ampliação do atual Centro de Pesquisa Clínica e a criação do Laboratório de Pesquisa Translacional em Oncologia, elevando o HCP ao nível de outras instituições de referência no país e fortalecendo a competitividade do Brasil no cenário internacional. As obras estão programadas para começar no primeiro semestre de 2025, com previsão de conclusão em um ano.
Atualmente, o HCP é responsável pelo tratamento de aproximadamente 50% dos pacientes com câncer atendidos pelo SUS em Pernambuco. Reconhecido como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), o hospital oferece um atendimento completo, que inclui quimioterapia, radioterapia, cirurgias e suporte médico multidisciplinar, com foco na reabilitação e qualidade de vida dos pacientes.
Em 2025, o Hospital de Câncer de Pernambuco completará 80 anos de atuação como principal referência no tratamento oncológico do estado. É a única instituição pernambucana com atendimento 100% SUS e exclusivamente voltado para a oncologia, um modelo adotado por apenas três outros hospitais no Brasil.
Com informações da CBN Recife
Descubra mais sobre Projeto AMIGOS - 16 anos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
