Enquanto Jesus ensinava as pessoas, havia um grupo de líderes que nem sempre eram os melhores modelos. Quando ajudavam outras pessoas, eles se gabavam disso e contavam a todos sobre as boas ações que fizeram. Faziam questão de exibir suas boas obras publicamente para que todos notassem.
O ensino de Jesus em Mateus 6:3 está diretamente relacionado ao que esses líderes estavam fazendo. Jesus diz que quando doamos aos necessitados, não devemos deixar nossa mão esquerda saber o que a nossa mão direita está fazendo. O objetivo principal em ajudar os outros não deve ser o reconhecimento.
O ensino de Jesus é sobre o estado do nosso coração. Se estamos doando às pessoas para sermos reconhecidos por fazer o bem, então não estamos ajudando as pessoas pelos motivos certos. Isso não deve nos impedir de ajudar outros, mas deve orientar os motivos para fazê-lo.
Quando ajudamos as pessoas, devemos fazê-lo basicamente para o benefício delas — não para o nosso. Não há necessidade de divulgar o que estamos fazendo. Pelo contrário, devemos ter humildade ao doar aos necessitados. Devemos procurar ajudar aos outros por causa do amor de Jesus por eles, e não porque o nosso orgulho, ego ou senso de obrigação nos estimula.
Felizmente, quando nossas ações são moldadas pelo amor de Jesus, nossa postura em relação a doar começa a se transformar. 2 Coríntios 9:7 confirma essa ideia quando Paulo diz que não devemos doar por obrigação ou reclamando, em vez disso, devemos ser alegres em nossa doação. Por quê? Porque Deus ama a quem dá com alegria.
Quando ajudamos o próximo com humildade e alegria, mostramos que o Deus generoso está moldando nossa vida.
O desejo de Deus é que nos tornemos pessoas que doam aos outros sem esperar nada em troca. É por isso que Jesus nos encoraja a doar livremente aos outros sem esperar reconhecimento ou aplausos.
Portanto, reserve um tempo para pensar em algumas pessoas em sua vida que estão necessitadas. Como você pode ajudá-los? Quais necessidades básicas você pode atender? Pense em como você pode ajudá-los esta semana sem chamar a atenção para si mesmo.
Fonte: Youversion / Imagem: Freepik
Descubra mais sobre Projeto AMIGOS - 16 anos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
