Este alimento comum pode diminuir a incidência de câncer de intestino

Um alimento muito comum, encontrado facilmente em supermercados e mercearias brasileiras, pode ser um grande aliado na saúde. Um estudo recente organizado pela Mass General Brigham (MGB), de Boston, sugere que consumir iogurte ao longo dos anos diminui a incidência de um determinado câncer de intestino.

Analisando dados de estudos que acompanharam os participantes ao longo de décadas, os pesquisadores descobriram que o consumo a longo prazo de duas ou mais porções de iogurte por semana estava associado a menores taxas de câncer colorretal positivo para Bifidobacterium, uma espécie de bactéria encontrada no alimento lácteo. Os resultados preliminares foram publicados nesta semana na revista de medicina ‘Gut Microbes’.

Participe do canal do Projeto AMIGOS no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular

De uma população estudada de cerca de 150 mil pessoas, foram registrados 3,079 casos de câncer colorretal. Desses, 346 (31%) eram positivos para Bifidobacterium no tecido do tumor, e 775 (69%) negativos. Pessoas que consumiam dois ou mais iogurtes por semana tinham 20% a menos de chance de ter um tumor positivo para essa bactéria.

“Há muito tempo acredita-se que iogurte e outros produtos lácteos fermentados são benéficos para a saúde gastrointestinal”, afirmou o Dr. Tomotaka Ugai, co-autor da pesquisa.  “Nossas novas descobertas sugerem que esse efeito protetor pode ser específico para tumores Bifidobacterium-positivos”, continuou.

Os cientistas afirmaram que o estudo mostra uma relação importante entre a dieta e o risco de desenvolver certos tipos de câncer de intestino, além de garantir que outras pesquisas mais aprofundadas sobre o assunto serão feitas daqui para frente.

Com informações de O Tempo


Descubra mais sobre Projeto AMIGOS - 16 anos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *